II CONCURSO DE FOTOGRAFIA E DESENHO MALACOLÓGICO

Objetivo do concurso: estimular e difundir a importância do uso de desenhos e fotografias para a difusão da biodiversidade e para a taxonomia dos moluscos.

Regulamento do Concurso

1- Poderão participar estudantes de graduação e de pós-graduação inscritos no XXV Encontro Brasileiro de Malacologia. Os membros do júri não poderão participar.
2- O tema das fotografias e desenhos é exclusivamente sobre moluscos; será descartada qualquer fotografia que não contenha ao menos um molusco como tema central.
3- Cada participante poderá participar com até duas imagens (fotografias e/ou desenhos). Não podem ser inscritas fotografias ou desenhos ganhadores de outros concursos.
4- Não poderão ser inscritas fotografias ou desenhos que não sejam da propriedade intelectual do próprio participante do concurso, ou seja, planejado e executado pelo próprio participante. As sanções decorrentes do uso indevido de fotografias ou desenhos de outrem são da responsabilidade da pessoa que o inscreveu.
5- Requisitos técnicos para a elaboração do material:
5.1 – As fotografias e desenhos podem ser de origem digital ou “analógica”, não importando a câmera utilizada.
5.2 - As ilustrações devem ser impressas em tamanho A4, com resolução de 3543x2362 pixel, deve possuir um titulo para fotografia, a orientação da fotografia preferencialmente horizontal. Será disponibilidade no site do evento o modelo padrão na qual os candidatos deverão montar sua fotografia para exposição.
5.3-O material para o concurso deverá ser entregue na secretária no primeiro e segundo dia do evento, preencher e assinar a folha de entrega do material.
6- Será permitido um retoque global nas fotografias e desenhos, no entanto, não será permitida a inserção ou retirada de elementos que modifiquem sua composição original. No caso de dúvida, e como comprovação, o júri poderá exigir o arquivo original.
7- O júri técnico será composto por especialistas na área de fotografia e ilustração científica.
OBS. Um júri popular será também formado pelos participantes do XXV EBRAM, que poderão votar na fotografia da sua escolha.
8- Os trabalhos inscritos ficarão expostos para avaliação do dia 20 ao dia 22 de junho até às 18 horas.
9- A divulgação do resultado e a premiação serão realizadas no dia 23 de junho de 2017, durante o encerramento do congresso.
10- Os premiados receberão um diploma reconhecendo a premiação.
11- As fotografias e desenhos premiados serão divulgados no Informativo SBMa e na página da SBMa, com os respectivos créditos dos seu autores.
12- A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento.
13- Serão desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras deste Regulamento.
14- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
15-Critérios de Avaliação
15.1 Enquadramento
15.2 Foco
15.3 Luz
15.4 Sombra
15.5. Relevância do organismo

COMISSÃO JULGADORA
Profa. Milena Wachlevski Machado (UFERSA)
Prof. Eduardo Belz (UFPR)
Fotógrafo Eduardo Mendonça (UFERSA)

Clique aqui para baixar o modelo de layout para a fotografia:

Link 01: https://drive.google.com/file/d/0B9DuU6pk8xyKWDJJcE5lZWxyQUE/view?usp=sharing

Link 02: http://ebram2017.ufersa.edu.br/modelo-fotografia.pptx