Local do Evento

Mossoró é um município do interior do estado do Rio Grande do Norte. A cidade situa-se entre as capitais Natal e Fortaleza (CE), distante 278km e 245 km, respectivamente. Com aproximadamente 300 mil habitantes e clima é semiárido com temperaturas variando de 22°C a 39°C, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino e, atualmente, vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura. É considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraentes para investimentos no país e o maior produtor em terra de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região.

A região apresenta grande relevância científica devido aos seus diversos ecossistemas e vasta diversidade de fósseis de diferentes grupos vegetais e animais. É conhecida por suas belezas naturais ainda pouco exploradas, com praias desertas, falésias e manguezais ainda pouco estudados. A origem da cidade remete aos índios Monxorós que percorriam a área onde o município se desenvolveu. Uma das características desses índios, que são apontados pelos historiadores como os originários da história do povo mossoroense, era o espírito guerreiro. Essa cultura da resistência acompanhou todo o desenvolvimento da cidade. O maior exemplo deste espírito de luta verifica-se na guerra travada contra o mais famoso cangaceiro do Nordeste, Lampião, que encontrou um povo lutador e acabou sendo expulso dessas terras. A história da resistência do povo de Mossoró contra o bando de Lampião, que seguiu sua saga, invadindo e saqueando, é lembrada todos os anos durante as festividade de São João no espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” e eternizada no “Memorial da Resistência”, localizado na Avenida Rio Branco, o Corredor Cultural do município.

A cidade de Mossoró também é conhecida nacionalmente por sua tradicional festa de São João, o Mossoró Cidade Junina. O município realiza o maior evento do Estado e uma das maiores festas juninas do país. O Mossoró Cidade Junina compreende um mix de atrações culturais que englobam grandes shows com artistas nacionais, festival de quadrilhas juninas e mais de 30 projetos culturais, espalhados por todo o Corredor Cultural.

O XXV Encontro Brasileiro de Malacologia (XXV EBRAM) e III Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas serão realizados no EXPOCENTER, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Imagens: Prefeitura Municipal de Mossoró